Diálogo conquista avanços para usuários do transporte coletivo de BH

O momento é de comemoração pelos avanços conquistados pelo SetraBH, Prefeitura de Belo Horizonte e Câmara Municipal que acordaram a aprovação de Projeto estabelecendo subsídio que irá beneficiar os usuários de ônibus da capital.
O avanço foi motivado pelos intensos alertas feitos pelo sindicato das empresas de transporte público sobre o grave desequilíbrio financeiro que levaria à paralisação de toda a prestação do serviço à população. A partir desse entendimento o diálogo foi aberto e nesta semana o prefeito da capital encaminhou para o legislativo o PL para aprovação na Câmara.
Entre outras conquistas o Projeto prevê a manutenção do valor médio atual das tarifas em R$ 4,50: caso não houvesse o acordo de repasse temporário de subsídios esse valor deveria ser reajustado para R$ 5,85, conforme prevê o contrato. Mesmo com o não reajuste tarifário o acordo também determina um aumento no número diário de viagens em 15%, com aumento médio no mês de 30% das viagens. A melhoria passa a valer ser implementada 15 dias após o pagamento da primeira parcela do subsídio.
Outra importante demandada do SetraBH atendida no atual acordo é a realização de uma auditoria externa e independente para analisar as diversas distorções do atual contrato e apresentar sugestões para modernização do modelo atual. A partir dessa análise novos avanços podem surgir, como a renovação da frota e um maior investimento em tecnologia no serviço.
No entanto, é importante relembrar que existem iniciativas que já podem ser estabelecidas, sem custos para o poder público e para os usuários. Entre elas o SetraBH destaca a necessidade urgente de estabelecer faixas exclusivas para os ônibus, o que irá, de formas imediata, permitir maior agilidade no fluxo dos coletivos, reduzindo o tempo das viagens e por consequência reduzindo os custos com diesel e manutenção arcados pelas empresas.

O subsídio será um primeiro passo, outros precisam vir. Esperamos que com a manutenção do diálogo entre todos os envolvidos novos avanços sejam anunciados para o bem da população de Belo Horizonte.

Copyright 2022 © All rights Reserved. SetraBH